A importância do Retrofitting de Máquinas e Equipamentos

INVISTA BAIXO EM MAQUINÁRIO COM O RETROFITTING

O retrofitting de máquinas industriais é a substituição de peças e partes de equipamentos que estão obsoletos para que eles sejam modernizados. Essa alternativa é utilizada para dar uma sobrevida à máquina que está desatualizada. Com isso, o empresário faz um investimento baixo com a modernização de seu maquinário. Essa técnica vem se tornando cada vez mais comum por conta da agilidade da evolução da tecnologia, que desatualiza os equipamentos rapidamente.

No retrofitting são mantidas as características principais do equipamento, enquanto são eliminados desgastes, repostas peças danificadas, efetuada nova pintura, reavaliados itens de segurança e troca dos componentes eletrônicos ultrapassados por outros modernos. 

É feita a adaptação do equipamento à nova tecnologia de controle e acionamento de seus dispositivos, restaurando-os e tornando-os mais confiáveis. Também pode-se fazer um trabalho de recuperação da máquina, fazendo com que ela retorne ao seu estado original, eliminando o que foi alterado pelo uso agressivo e pelo tempo, tornando-se uma ótima alternativa para as empresas que precisam manter seus equipamentos confiáveis e modernos. 

COMO FAZ?

Para realizar o retrofitting, é necessário fazer um estudo do processo produtivo da empresa, definindo onde se quer chegar com a modernização das máquinas, verificando se há viabilidade técnica para tanto. Além disso, devem ser checadas as peças necessárias para a adequação, o processo de desmontagem do equipamento antigo e se há condições de recebimento das novas estruturas.

Fazer a recauchutagem das máquinas antigas pode trazer diversos benefícios para a empresa, que envolvem tempo e dinheiro. O preço do retrofitting é determinado de acordo com o projeto de reforma do equipamento e da tecnologia que será utilizada, mas este costuma ser sempre inferior ao de uma máquina moderna, sem uso anterior. 

O retrofitting aumenta a produtividade, reduz o período de inatividade das máquinas e diminui os riscos de operação (já que o processo se torna mais simples), além de dar acesso às peças de troca mais facilmente e por um maior período de tempo – já que há a capacidade de se modernizar com frequência. Outro benefício é a facilidade de integração dos equipamentos com sistemas de gerenciamentos eletrônicos. 

MODERNIZAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE

Em tempos de crise econômica, o retrofitting se torna uma importante opção para o empresário, que enfrenta problemas para lucrar ao mesmo tempo em que tem que arcar com a folha de pagamento e os custos de manutenção dos equipamentos. Os gastos devem ser bem justificados e os investidores têm dificuldades em conseguir créditos para aplicar em seu empreendimento. 

A troca de peças pode permitir que falhas no processo produtivo sejam identificadas com maior precisão e maior rapidez, proporcionando um ágil restabelecimento do equipamento, evitando a paralisação da produção e auxiliando o empresário a não perder dinheiro por conta da manutenção da máquina. 

O retrofitting também permite que a adaptação das peças do maquinário seja feita de acordo com o treinamento que os funcionários já possuem, levando o empresário a economizar com contratação de mão de obra nova e treinamentos, por exemplo.

Interessado em sobre Retrofitting? Consulte a ManutecCom profissionais com mais de 30 anos de experiência no mercado, a empresa oferece serviços especializados em fabricação, manutenção e reparos de equipamentos industriais. Entre em contato conosco!

Downloadhttp://bigtheme.net/joomla Joomla Templates