O que é e quais as vantagens do CNC

As máquinas de Comando Numérico Computadorizado (CNC) podem realizar as mesmas tarefas que as máquinas convencionais realizam. No entanto, desempenham essas funções de forma muito mais otimizada. Com elas, as indústrias ganham em tempo de produção, na quantidade e na padronização de peças.

Mas isso não significa que o sistema de CNC dispensa os operadores. Eles apenas têm suas tarefas facilitadas. O operador poderá fazer alterações no programa durante sua execução. Ele também pode criar ciclos de usinagem fixos e sub-rotinas para serem empregadas. Essas ações são feitas diretamente no teclado da máquina.

 

 

Existem peças que exigem um esforço sobre-humano do operador. Há modelos que nem mesmo os melhores mestres modeladores são capazes de criar. Mas o CNC permite que se crie geometrias de extrema complexidade em tempo recorde. Conheça outras vantagens desse sistema.

Por que usar o CNC

A principal vantagem do CNC é aquela que todas as empresas desejam: custo-benefício. Isso porque ele eleva o volume de produção e, ao mesmo tempo, reduz o custo dos produtos. Além disso, as peças produzidas possuem mais qualidade, pois são fabricadas sob um método de corte controlável mais preciso e profundo.

Também há vantagens em relação ao tempo de produção, pois cada peça passa a ser fabricada mais rapidamente. Perfis simples e complexos são mais fáceis de fazer, e os dispositivos para o desenvolvimento são acessíveis. Logo no desenho do modelo o tempo é reduzido, e os ajustes podem ser feitos de forma mais veloz. Com um tempo de maquinação e produção de peças reduzido, a entrega do produto também acontece mais rapidamente. A indústria acaba economizando e ganhando em produtividade. 

Os modelos fabricados ganham na sua formação. É possível fazer peças com geometrias mais complexas, e de tolerâncias dimensionais reduzidas. Além disso, O CNC garante acabamento superficial muito melhor. Todo o processo de fabricação passa a ser mais versátil e flexível. E ainda há a possibilidade de corrigir a programação com uma edição. As interpolações das máquinas são lineares e circulares.

O serviço com o CNC não só oferece uma melhor condição às peças como também garante o controle de qualidade. O operador terá a possibilidade de controlar e corrigir os desgastes das ferramentas. Ele irá preparar a máquina mais rapidamente e o tempo de espera será reduzido. As peças precisam de um movimento menor, e o CN controla o sistema de posicionamento. Tudo isso garante maior precisão ao operador.

Redução de esforços

Outra vantagem para o trabalhador é que ele terá sua fadiga reduzida. A troca de ferramentas também é rápida, e a velocidade de fabricação reduz o trabalho com estoque. Independentemente dos fatores humanos no processo, as peças são idênticas umas às outras. As indústrias acabam economizando por reduzirem a quantia de máquinas.

Para adotar o CNC, procure uma empresa de confiança, com experiência no mercado. A Manutec é uma excelente opção, pois seus proprietários atuam há mais de 30 anos no segmento. Fundada em 1997 em Piracicaba, a Manutec tem oferecido não só as melhores máquinas de CNC, mas também de usinagens e cortes, convencionais ou modernas, de diversas marcas. A empresa oferece assistência técnica especializada, reformas, retrofiting, além de projetos e confecções de máquinas especiais personalizadas. Consulte-nos!

Downloadhttp://bigtheme.net/joomla Joomla Templates